MENU

O QUE VOCÊ PROCURA?

  • 12/08/2020

    Concreto Sustentável: Concreto Aparente com Dióxido de Titânio

    A poluição do ar é um problema global e que vem crescendo a cada ano. Como uma empresa de engenharia, também é nossa responsabilidade buscar soluções para mitigar este problema.

    Uma inovação na construção civil

    Na década de 90, o engenheiro Edio Castanhel, fundador e CEO da Engenharia Castanhel – construtora de Criciúma, foi convidado pela empresa Esmalglass para conhecer as instalações da sua unidade na Espanha, na cidade de Villarreal. A multinacional pretendia se instalar na região de Criciúma e gostaria de inovar em seu novo parque fabril.

    Uma das novidades para a época e que continua como uma inovação atualmente, foi a utilização de concreto com cimento branco na fachada do escritório, junto do agregado dióxido de titânio. O dióxido de titânio é utilizado pela empresa no seu processo químico industrial.

    Após entender do processo de utilização do material na Espanha, Edio trouxe seu conhecimento para que a Engenharia Castanhel construísse o novo parque fabril da empresa com esta tecnologia, uma novidade para a região na época. A obra está localizada no município de Morro da Fumaça/SC.

    Sede Esmalglass Morro da Fumaça/SC - 1994Esmalglass - Morro da Fumaça - 1994

    O concreto com cimento branco permite uma estética bastante diferenciada e contemporânea. Já a utilização do dióxido de titânio dentre os agregados minerais, quando exposto à luz solar, captura as partículas poluentes do ar que se depositam na superfície do concreto, promovendo a autolimpeza.

    Práticas sustentáveis na construção civil

     Em 2015 a Engenharia Castanhel, teve uma nova experiência com a utilização do dióxido de titânio em uma de suas obras, na icônica Casa 01, localizada em Criciúma/SC.

    A empresa executou com maestria a estrutura de concreto aparente com dióxido de titânio, projetada pelo arquiteto Diego Espírito Santo, do escritório ES Arquitetura. O projeto possui 1.421,49m² de área construída.

    Casa 01Casa 01 - Projeto: ES Arquitetura

    Um dos destaques desta obra foi a utilização do dióxido de titânio no concreto que tem a propriedade de limpar o ar, eliminando o CO2 equivalente a 12 carros por dia. A incidência dos raios ultravioletas em contato com as paredes de concreto da casa faz com que libere radicais livres que decompõem agentes poluentes atuando como um purificador natural do ar.

    Segundo Flavio Souza, engenheiro da construtora Engenharia Castanhel, responsável pela execução da estrutura de concreto armado, “A obra da Casa 01 foi desenvolvida com diversas premissas de sustentabilidade, tentando provar que é possível construir de maneira racional, minimizando impactos ambientais. Foi muito gratificante executar esta obra com uma grande quantidade de concreto aparente com dióxido de titânio, ainda mais por se tratar de uma residência com todo este apelo sustentável”.

    O concreto aparente, que é uma tendência nos projetos de arquitetura atuais, é uma solução que exige cuidado e mão de obra qualificada na execução. Se o seu projeto envolve concreto aparente, preocupe-se com os detalhes na execução dos procedimentos. Eles são extremamente importantes para que o resultado final seja o melhor possível. É recomendado uma empresa especializada no assunto, com equipe e equipamentos adequados para a execução deste tipo de serviço.

    Casa 01Casa 01 - Projeto: ES Arquitetura

    A construtora Engenharia Castanhel foi pioneira na região sul de SC ao executar este tipo de obra, tornando-se referência na execução de obras com concreto aparente.

    Se você deseja saber mais sobre o concreto com dióxido de titânio, concreto branco, concreto aparente, ou possua alguma obra que necessite da sua utilização entre em contato conosco.

    CASA 01Casa 01 - Projeto: ES Arquitetura

    - Fotografias: SLAPHOTOSTUDIO

    VOLTAR
    Compartilhar:
Gostaria de orçar a sua obra?

CAYMAN BACKEND